Pensamento da Semana

Pensamento da Semana:


"Superar é preciso... Seguir em frente é essencial...Olhar para trás é perda de tempo... Passado se fosse bom era Presente."

Clarice Lispector

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Primeiro dia de quimioterapia



Tem duas datas que a partir de agora não vão sair da minha mente. Dia 12 de Abril, quando descobri o câncer e dia 20 de Maio minha primeira sessão de quimioterapia.

A noite anterior ao dia da minha primeira sessão foi horrível, não dormi direito, estava muito ansiosa, pois não tinha idéia do que estava por acontecer. Quando acordei, tomei meu café pela manhã e fui com minha mãe e minha irmã para a clinica.

Chegando lá, com muita dor e uma mistura de medo e insegurança, fui recebida pela psicóloga (uma gracinha de pessoa) que conversou um tempo comigo, antes do inicio do tratamento e por dois profissionais que amei conhecer, o Marcelo e a Isadora.

Todos me trataram da melhor forma possível, a Isadora me deu uma aula sobre o câncer, suas reações e o que fazer para amenizar os sintomas e viver durante a quimioterapia.

O que achei mais lindo foi uma frase que a Isadora utilizou no final do nosso bate papo. Ela disse: Patrícia agora você tem mais uma família, você faz parte da nossa família.

Não sei se ela tem idéia de como isso mexeu comigo e deve mexer com muitas pessoas que passam por lá, o que sei é que me deixou muito mais tranqüila.

Iniciamos o tratamento, foi então que minha ficha caiu. Eu estava fazendo quimioterapia, eu estava doente, eu estava com câncer. Mas como DEUS é perfeito e nunca desampara seus filhos, tirou da minha mente qualquer pensamento triste me pondo para dormir um pouquinho.

Tudo está sendo muito novo para mim, mas posso dizer que pessoas que se prontificam a trabalhar com pacientes com câncer são pessoas iluminadas por DEUS, são pessoas lindas de espírito. Esse grupo de profissionais então que conheci, são fantásticos.

Não sei se eles sabem a importância que eles têm na nossa vida naquelas simples 3 horas de tratamento, é um sorriso, uma palavra amiga, um carinho, coisas que no nosso dia a dia passam sem a gente dar tanto valor.

Percebi também que pessoas com câncer são muito solidárias com as outras. Todas as pessoas que entravam para mais uma sessão e me viam (minha cara não deveria ser das melhores, claro) conversavam comigo e falavam algo lindo e positivo.

Detalhe pequeno, essas pessoas não me conhecem, não precisavam fazer isso, mas fazem pelo simples fato de serem útil e é a forma de dizer estou com você nessa, já passei por isso.

Hoje já tem 5 dias que realizei minha primeira sessão, graças a DEUS não senti o famoso enjôo e náuseas que é super esperado nesse período.



2 comentários:

  1. Sabe Paty, quando fazia a minha quimioterapia comecei a dar valor a beber um simples suco de fruta , que me orientaram que faria bem no momento da medicação , e assim fiz durante todas as sessões , como também beber muito água após ... Começamos a dar valor em coisas tão simples , né , é louco o sentido e o valor em tão rápido tempo , que só nós que passamos percebemos , por ser um momento único , solitário e tão individual ....
    Deixarei com VOCÊ a minha BORBOLETA :
    A Borboleta seguirá vc assim como foi para mim um divisor de águas e um grande renascimento !
    Um grande beijo no seu coração .

    ResponderExcluir
  2. Me perdoe por não ter tido força para estar segurando sua mão naquelas intermináveis 7 horas. Não me perdoo por isso...

    ResponderExcluir